....

....

sexta-feira, 25 de julho de 2014

“Os Verdes” questionam Governo sobre poluição no Rio Tejo



A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, sobre uma situação de flagrante poluição no Rio Tejo, detetada por ativistas do PEV na zona de Santarém.




No passado dia 27 de Junho, ativistas dos Verdes verificaram uma situação de flagrante poluição, visível no rio Tejo, na zona de Santarém. O rio apresentava a superfície em nítido estado de degradação, com extensas manchas oleosas e partículas flutuantes, como há muito não se observava. 

Esta situação decorreu simultaneamente com descargas de barragens com influência no rio Tejo, pois o caudal das águas era muito superior ao verificado nos dias anteriores; 

Esta situação de evidente poluição pode ter diversas origens, podendo indiciar a má qualidade em que se encontra a água de barragens que fazem descargas, mas podendo também apontar para a existência de um outro tipo de despejos para o rio, que se efetuaram a coberto das primeiras; 

Considerando que estes focos de poluição prejudicam não só o usufruto do rio pelas populações, mas põem também em risco a saúde pública e a qualidade de atividades desenvolvidas, visto que a água do rio é usada para diversos fins, nomeadamente por quem vive da pesca ou por quem usa a água para rega e ainda das atividades comerciais ligadas às zonas ribeirinhas em época balnear; 

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exa A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia possa prestar os seguintes esclarecimentos: 
  1. Que diligências foram tomadas pelos serviços do Ministério do Ambiente quando ocorreu a situação acima descrita e que conclusões se retiraram sobre a origem da poluição? 
  2. Tem o Ministério conhecimento de qual ou quais as barragens que realizaram descargas no Rio Tejo, a montante de Santarém?
  3. Está a ser realizada a devida monitorização à qualidade das águas dessas mesmas barragens? Em caso afirmativo, quais são os resultados obtidos da monitorização efectuada?
  4. Quais são os meios de fiscalização que o Ministério possui ao longo do Rio Tejo? 
O Grupo Parlamentar “Os Verdes”
Lisboa, 22 de Julho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário