....

....

segunda-feira, 3 de junho de 2013

“Os Verdes” questionam Ministério do Ambiente sobre a praia fluvial da Ribeira de Santarém

Os cabeças de lista da CDU à Câmara Municipal de Santarém, Francisco Madeira Lopes, e à União das Freguesias de Santarém (freguesias de Marvila, S. Nicolau, S. Salvador e Santa. Iria da Ribeira de Santarém), Carlos Oliveira, acompanhados de outros activistas da CDU e do Colectivo de Santarém do Partido Ecologista “Os Verdes”, visitaram esta manhã, dia 31 de Maio, as Caneiras e a Ribeira de Santarém, juntamente com autarcas e associações locais.



A deslocação realizada às Caneiras, em conjunto com o Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Carlos Marçal, e com Manuel Duarte, representante da Comissão Administrativa dos moradores das Caneiras, teve como principal motivo a verificação no local das derrocadas ocorridas nas margens do rio Tejo. Esta situação comporta evidentes riscos e ameaças que devem ser devidamente acautelados, visto que estão em perigo pessoas e bens da aldeia ribeirinha avieira de Santarém. Embora possam concorrer para esta situação várias causas, umas naturais, como as cheias ou a própria hidrodinâmica do rio como ente vivo e em permanente evolução, e outras possivelmente por acção humana, destacando-se como potenciais causadores a extracção de areias que, de acordo com os especialistas, pode provocar alterações nos leitos até 2 a 3 kilometros a jusante e a montante, existindo uma entre as Omnias e as Caneiras, ou as alterações sofridas por ocasião das obras de implantação dos pilares na Ponte Salgueiro Maia, importa aos técnicos competentes avaliar a situação, os riscos, procurara causas e propor soluções. Pela sua parte, “Os Verdes”, depois de ver e ouvir as preocupações transmitidas pelos presentes, comprometeram-se a levar a questão à Assembleia da República exigindo uma actuação urgente da Agência Portuguesa do Ambiente a fim de repor a maracha e tomar medidas de minimização dos impactos.


O encontro na Ribeira de Santarém, ocorrido junto aos restos abandonados do equipamento (piscinas) da praia fluvial ali instalada num projecto da Câmara Municipal de Santarém e da empresa “A vida é bela”, decorreu com a presença de dirigentes do Clube de Canoagem Scalabitano e serviu para abordar diversos assuntos, alguns relativos à prática desportiva desenvolvida pela associação, a falta de apoio e acompanhamento por parte da câmara, que não só não paga às colectividades como não renovou os protocolos, mas também sobre as potencialidades de desenvolvimento que ali se podem agregar. Os candidatos da CDU, acompanhados ainda do Tesoureiro da Junta de Freguesia da Ribeira, Paulo Correia, exigiram que a Câmara assuma as suas responsabilidades removendo, de uma vez por todas aquele “monstro palafita”, constituído pelos restos de chapas e betão das piscinas que só foram usadas em 2007 e 2008, e que, desde aí, fere a paisagem, polui a zona e constitui uma verdadeira ameaça. Simbolicamente, foi sugerida a sua “classificação” como “Monumento de Absoluto Desinteresse Municipal” pela chaga aberta e vergonha que constitui para o Concelho.


“Os Verdes” deram ainda a conhecer a pergunta efectuada na Assembleia da República, interpelando o Governo, acerca da grave situação ali existente, verificando-se para além do impacto visual e da poluição agressiva naquela margem, a falta de segurança para quem usufrui daquele espaço, em particular as crianças e jovens desportistas do Clube. Espera-se que a Câmara, se não dá ouvidos à população e às colectividades, se não dá ouvidos à CDU ou à Junta de Freguesia de Sta. Iria da Ribeira de Santarém, talvez dê ao Governo e à Inspecção Geral do Ambiente (IGAMAOT).


Sem comentários:

Enviar um comentário