....

....

terça-feira, 11 de junho de 2013

Apresentação dos candidatos da CDU em Almeirim


Realizou-se no passado Sábado, dia 8 de Junho, o acto público da CDU de apresentação dos cabeças de lista à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia do concelho de Almeirim.

Pela voz de José Manuel Aranha Figueiredo, actual vereador eleito pela CDU e mandatário concelhio da candidatura, foram apresentados Sónia Colaço como cabeça de lista à Câmara Municipal e José Manuel Coutinho Lopes como cabeça de lista à Assembleia Municipal. No que respeita às freguesias, foram apresentados os seguintes cabeças de lista: Fernando Cardoso à Freguesia de Almeirim, António Figueiras à Freguesia das Fazendas de Almeirim, Amândio Freitas à Freguesia de Benfica do Ribatejo e Arménio Fernandes à freguesia da Raposa.

Sónia Colaço, 35 anos, Bióloga e membro do Partido Ecologista Os Verdes, na sua intervenção referiu que apesar de ser a mais jovem cabeça de lista no concelho, adquiriu bastante experiência nas várias tarefas que lhe foram atribuídas pelo PEV, particularmente na que desempenha actualmente como assessora dos eleitos daquele partido na Câmara Municipal de Lisboa. Para além disto destacou alguns aspectos que nortearão a construção do programa eleitoral da CDU, demonstrando que os seus eleitos se demarcam dos das outras candidaturas principalmente pelo trabalho, honestidade e compatência que os caracterizam.

Intervieram ainda nesta iniciativa Francisco Madeira Lopes, membro do Conselho Nacional do PEV e Octávio Augusto, da Comissão Política do Comité Central do PCP. Ambos fizeram questão de demonstrar o apoio das direcções dos seus partidos aos candidatos apresentados, para além de referirem o complexo contexto em que este acto eleitoral se vai realizar, marcado pela intensificação das políticas de direita levadas a cabo pelos sucessivos governos do PS, PSD e CDS-PP.

O reforço eleitoral da CDU será determinante para a luta que o povo português é actualmente chamado a travar, pela melhoria das suas condições de vida e pela construção de uma política patriótica e de esquerda.

Desta iniciativa saiu igualmente uma profunda confiança de que é possível reforçar as posições da CDU no concelho e desta forma dar mais força aqueles que sempre estiveram do lado da população.


Intervenção
"Muito boa tarde caros Amigos

Gostaria de começar por agradecer a vossa presença, nesta apresentação de cabeças de lista da CDU aos órgãos autárquicos de Almeirim. Estamos perante homens e mulheres que saberão dar a esta batalha política a força das suas convicções, o empenhamento militante e a dedicação à luta pela defesa dos direitos, interesses e necessidades do povo de Almeirim.

Foi com muita honra e grande sentido de responsabilidade que aceitei encabeçar a lista de candidatos à Câmara Municipal de Almeirim, pela Coligação Democrática Unitária, às próximas eleições autárquicas. Sinto-me honrada, em primeiro lugar pela confiança que depositam em mim, não só o Partido Ecologista «Os Verdes», ao qual pertenço, mas também o Partido Comunista Português e os activistas da CDU de Almeirim; em segundo lugar porque a CDU é um colctivo composto por pessoas que se orientam e guiam pelos princípios do Trabalho, da Honestidade e da Competência e que visa a construção dum concelho e duma sociedade mais justos, mais equilibrados e mais saudáveis para todos.

Mas acima de tudo, sinto-me honrada por pertencer a este grande colectivo, que tem sabido estar ao lado das populações do nosso concelho, dando voz, às suas preocupações e denúncias mas também às suas aspirações e desejos. São homens e mulheres da nossa terra, que ao longo dos anos têm dado corpo ao projecto da CDU, do qual sou agora um dos rostos.

Para aqueles que me consideram uma jovem e poderão, eventualmente, estar preocupados com esse facto, posso dizer que já não sou assim tão jovem, e o que considero importante realçar é que estou na idade da força produtiva, tão necessária presentemente ao nosso país e ao nosso concelho, e que pelas políticas concretizadas, por sucessivos governos e agora aprofundadas pelas medidas impostas pela troika e acatadas quando não agravadas pelo actual governo, é recusado aos jovens cumprir esse papel de força impulsionadora e criativa, tanto a nível nacional como aqui neste concelho. E se é nos jovens que está o Futuro, então eu sou e serei sempre jovem, porque tenho no presente a ousadia de desejar e procurar viver num concelho que se quer com futuro.

Quanto aos que podem estar preocupados com a minha falta de experiência para a tarefa a que me proponho, gostaria de dizer que as tarefas que tenho desempenhado de apoio à intervenção dos Verdes a nível nacional e regional tem sido essencial para adquirir experiência e tomar conhecimento de outras realidades, que agora poderei por ao serviço do meu concelho. O trabalho profissional de assessoria aos eleitos do PEV, na autarquia de Lisboa permitiu-me analisar e comparar situações, encontrar soluções alternativas e diversificar saberes. Dizer ainda que os assuntos de Almeirim, que é o meu concelho, também não me são estranhos, visto que desde 2005 integro as listas da CDU, tendo passado pela Assembleia Municipal. Ao longo deste tempo, tenho acompanhado o trabalho que os eleitos têm realizado, no Executivo e Assembleia Municipal, onde a CDU foi sempre mais além, nas propostas e recomendações apresentadas.

Assistir e participar nas diversas reuniões e iniciativas, em conjunto com os demais activistas da CDU, eleitos e não eleitos, permitiu andar a par e passo com os assuntos do concelho e as aspirações e preocupações das suas populações, como foi por exemplo na defesa do Montado de Sobro, quando quiseram destruir aquela fonte de riqueza e de biodiversidade, ou ainda pela segurança pública, nas vias, nos jardins e nos parques infantis.

É com base neste trabalho colectivo e abrangente que iremos avançar e estruturar o nosso programa eleitoral, dando continuidade ao património que a CDU em Almeirim tem, na defesa dos interesses da nossa população. Continuar a apostar nas vantagens da centralidade geográfica de Almeirim, na sua riqueza agrícola e na restauração, são alguns exemplos, mas sobretudo dar valor às forças vivas do concelho. Continuaremos empenhados em defender uma gestão pública cuidadosa, o bom gasto dos dinheiros públicos, a exigir a transparência dos processos, e o respeito pela legalidade e a pluralidade democrática, será uma vez mais a preocupação dos eleitos da CDU.

Caros Amigos e Companheiros,

As próximas eleições não podem ser mais do mesmo, não será bom nem para o nosso concelho nem para o país. Como cantava um grupo musical da nossa terra: “reis é o que não falta, é bom ser sua alteza, uns andam por aí, são reis à portuguesa”, é tempo do nosso voto dizer BASTA, e de dar um recado claro e afirmar que é preciso uma alternativa.

Alternativa ao Saber Fazer do PS de Almeirim, do qual não esquecemos os trabalhadores da ALDESC despedidos, não esquecemos a vontade de destruir o montado de sobro, não esquecemos as obras recentemente feitas e já a precisar de arranjos, como por exemplo o salão de chá da zona norte.

Alternativa às políticas do PSD/CDS, que cegos por um défice e em fazer cumprir as instruções externas estão a levar o país à miséria, e a fazer sofrer o povo português.

Esta alternativa passa pela CDU, porque nós estamos libertos dos interesses instalados e dos compadrios, somos uma candidatura aberta, a todos quanto procurem discutir, analisar e levar à prática a resolução de muitos problemas, com vista à melhoria constante do nosso concelho, para que Almeirim se liberte do marasmo existente. Não queremos tronos, nem lugares para a vida, queremos servir o concelho e trabalhar para a sua população! Isto é o que podem esperar da CDU.

Caros Amigos,

O desafio que se avizinha é grande, sabemos que a tarefa é exigente, mas não baixamos os braços, nem perdemos o norte. Sabemos por onde ir, pois faz parte do código genético da CDU estar ao serviço das populações e da melhoria da qualidade de vida no concelho e no seu desenvolvimento. Para tal, dispomo-nos a trabalhar com todos aqueles que comunguem destas aspirações e destas vontades, qualquer que seja a sua convicção partidária, escutando com humildade as suas ideias, em prol de todos os que aqui vivem, estudam e/ou trabalham, como ainda os que nos visitam. Fica lançado o desafio para os demais jovens e não jovens, que reconhecendo nesta candidatura os valores necessários para a mudança que o concelho e o país precisam, se unam a este colectivo.

Todos em conjunto trabalharemos para que seja possível garantir condições para as famílias aqui se manterem, as empresas e o comércio gerarem emprego, na promoção da cultura, do desporto e do associativismo local.

Seremos uma força estimuladora da participação activa e alargada, convictos que é este o caminho para a verdadeira gestão democrática.

Acreditamos que com o reforço da CDU tudo isto é possível, para que os Almeirinenses fiquem a ganhar.

Viva o Poder Local Democrático
Viva a CDU
Viva Almeirim"


Sem comentários:

Enviar um comentário