....

....

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Intervenção de "Os Verdes" no grande almoço da CDU em Alpiarça

No dia 29 de Maio, a CDU realizou um magnífico e grandioso almoço, no pavilhão de "Os Águias" em Alpiarça, com a presença de todos os candidatos da lista da CDU. As intervenções estiveram a cargo de Corregedor da Fonseca, pela ID, Sónia Colaço, pelo PEV, António Filipe, como 1º candidato da CDU e Jerónimo de Sousa pelo PCP.



Boa tarde Amigos e Companheiros,


em nome do Partido Ecologista “Os Verdes”, começo por saudar o Partido Comunista Português e a Associação Intervenção Democrática, nossos parceiros de coligação. Quero saudar ainda os homens, as mulheres e os jovens, aqui presentes neste magnífico e grandioso almoço, que sendo independentes são também parte da CDU, a única força que é a verdadeira alternativa de esquerda.

Esta é mais uma das muitas e diversas acções que os militantes da CDU têm realizado junto das populações, marcando presença nas ruas, nas fábricas, nos centros de saúde, nas escolas, nos mercados… Num trabalho de proximidade constante, para ouvir as pessoas, reconhecendo as suas dificuldades e descontentamento, mas ao mesmo tempo para lhes dizer que há uma alternativa política de esquerda, que há outro caminho.

No momento de crise económica e social que vivemos, por vezes há quem se questione se o ambiente deve ser uma prioridade. Nós afirmamos que sim, consideramos ser um pilar fundamental de desenvolvimento e cito o artigo 66 da Constituição da República Portuguesa: “Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender”. Lembro que comemoramos precisamente os 35 anos da Constituição e que todos os dias, duma forma planeada, contínua e concreta, os direitos lá consagrados, desde Abril de 1976, sofrem gravíssimos ataques, promovidos pelas sucessivas políticas do PS, PSD e CDS.

E Amigos e Companheiros,

Não podemos esquecer que são estes os responsáveis pela profunda crise que o País atravessa e que é preciso dizer basta a estas políticas de direita, neoliberais, do modelo Capitalista.

Portugal tem condições próprias e naturais para recuperar a sua economia e se desenvolver, através da produção nacional e da promoção do consumo local; promovendo a agricultura familiar, apoiando culturas diversificadas e adaptadas aos nossos solos e clima; fomentando a agricultura biológica, conjugando com a protecção da biodiversidade e proibindo o cultivo de OGM’s.

Hoje, dia 29 de Maio, é também o Dia da Energia, e sabemos que a dependência energética, o desperdício e a ineficiência energética são problemas gravíssimos que Portugal conhece e para os quais a CDU também tem soluções. É essencial a implementação de uma verdadeira política de transportes públicos, garantindo um serviço de qualidade e acessível, com preços socialmente justos. Apostar no sector ferroviário, terá grandes vantagens para a redução de importação de petróleo, vantagens económicas na diminuição do défice, mas também ambientais, na diminuição de emissão de gases com efeito de estufa.

Na lista da CDU, para as eleições legislativas no distrito de Santarém, estão homens, mulheres e jovens com provas dadas, tanto a nível local como nacional. Uma lista que reúne a competência, a honestidade e o trabalho com a necessária persistência e luta para a construção de uma sociedade mais justa, mais equilibrada e mais sustentável.

Amigos e Companheiros,

Os eleitos da CDU, através dos Grupos Parlamentares do PCP e de ”Os Verdes”, que sempre conheceram e souberam dar voz aos problemas do Distrito de Santarém, querem continuar a defender os direitos e interesses das populações. Querem fazer mais e melhor, pela saúde, pelo ensino, pelo trabalho, pelos transportes e mobilidade mas para isso são necessários mais deputados na Assembleia da República.

Contra a resignação, sem medo e sem preconceitos, convictos de que é necessária e possível uma vida melhor, no dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente, temos a responsabilidade de apoiar quem trabalha em prol da agricultura, das pescas, da floresta, e da conservação da natureza. Quem apresenta propostas concretas e alternativas na área dos resíduos, do ordenamento do território, da qualidade do ar e dos rios. Quem é contra a privatização e mercantilização da água.

Recordando a música de José Mário Branco que nos diz que:” a cantiga é uma arma…, tudo depende da bala e da pontaria, tudo depende da raiva e da alegria”, dizemos hoje, que o nosso voto é a nossa melhor arma. Por isso, no próximo domingo, está nas nossas mãos levantar o país, ter a pontaria certa e votar na CDU.

Viva a Coligação Democrática Unitária

Sem comentários:

Enviar um comentário